CAMPO E LAVOURA – Cavalo crioulo no Piauí

Tradicional no campo e nas pistas gaúchas, o cavalo crioulo está prestes a ter o primeiro núcleo oficial da raça no nordeste do país. Uma reunião, em Pelotas, no Sul, entre a equipe da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e os criadores Alberto Alencar e Leonardo Bueno da Costa, do Piauí, deu início aos processos de abertura do Núcleo Piauiense de Criadores de Cavalos Crioulos.

-Essa busca do pessoal do Nordeste pelo nosso cavalo e a expansão que vem acontecendo da raça é resultado da qualidade e da versatilidade do cavalo crioulo – afirma Fellipe Ribas Boratto, vice-presidente de Núcleos e Expansão da ABCCC.

A ABCCC possui cerca de 90 núcleos pelo país. A parceria com a entidade permite que a nova seção realize provas oficiais da raça e receba aporte técnico e financeiro em algumas modalidades que venham a ser executadas.

A soja, com plantio já finalizado no Estado, começou a entrar em fase de maturação, apontou ontem a Emater. Cerca de 1% da área semeada para a safra está neste estágio. Outros 17% estão na fase de enchimento de grãos e 36%, na floração.

O avanço da fase reprodutiva se deve ao clima. A chuva das últimas semanas tem contribuído para a uniformidade e o desenvolvimento das lavouras gaúchas.

fernando.soares@zerohora.com.br

FERNANDO SOARES – INTERINO

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *