- Ricardo Alfonsin Advogados - https://alfonsin.com.br -

CAMPO E LAVOURA | Cadastro aberto

Uma das determinações trazidas por instrução normativa relacionada ao uso de herbicidas hormonais, como o 2,4-D, o cadastro das culturas sensíveis ao problema da deriva está aberto. A ferramenta permite a autodeclaração de produtores de culturas como uva, citros, noz-pecã, maçã, erva-mate, tomate, oliva e hortaliças. Deve ter informações de espécie, área cultivada, início do plantio e da colheita e a produção, com atualização anual.

Segundo o secretário da Agricultura, Covatti Filho, o objetivo do mapeamento das culturas sensíveis é possibilitar que revendas profissionais da área consultem o cadastro “para saber se há propriedade de risco na região onde está sendo recomendado o uso do herbicida hormonal”.

Nas duas últimas safras, exames comprovaram resíduos de 2,4-D em outras culturas que não a da soja, onde é aplicado para combate da buva.

no radar

O prazo para produtores pagarem sua parte no programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo safra 2019/2020 segue sendo o próximo dia 31. A Secretaria da Agricultura emitiu nota pedindo que fossem desconsiderados boletos que vinham sendo gerados no site do Badesul com a data de ontem. Em razão das perdas pela estiagem, o governo anunciou a prorrogação do vencimento para o final de maio.

gisele.loeblein@zerohora.com.br [1]

GISELE LOEBLEIN
Fonte: Zero Hora

Compartilhe!