CAMPO E LAVOURA – Bergamota se recupera

A chuva que caiu de maneira intensa nas últimas semanas permitiu que parte dos pomares de bergamotas no Rio Grande do Sul se recuperasse da estiagem. Áreas com as variedades pareci (foto) e montenegrina, com colheita avançando nos próximos meses, reverteram o déficit hídrico acumulado até maio e tendem a ter uma safra estável. A situação é diferente da verificada nas frutas precoces, como a caí e a ponkan, que já foram totalmente retiradas das árvores e apresentaram queda na produtividade.

Dois meses atrás, quando a estiagem persistia, a Emater estimava colheita de 100 mil toneladas de bergamotas no Estado. Agora, a projeção foi elevada a 110 mil toneladas. Mais da metade do volume será de montenegrina, que começará a ser colhida em agosto. No entanto, o montante total ainda fica distante de safras anteriores, com média de 150 mil toneladas.

– As chuvas foram em quantidade até além da suficiente. Tivemos inundação na várzea do Rio Caí, mas que não comprometeu a produção de citros. As bergamotas estão bastante suculentas, com bom teor de suco, e doces. O problema é o diâmetro, que está menor – avalia Derli Bonine, assistente técnico da Emater no Vale do Caí, principal região produtora no Estado.

Mesmo com a melhora do quadro geral, alguns produtores seguem relatando problemas em parte da área plantada. É o caso de Janquiel Ulrich, de Montenegro.

– Algumas variedades, como a montenegrina, estão com muitas rachaduras nos frutos. A estiagem também acabou atrasando a colheita – indica.

Em 18 hectares, Ulrich colherá 150 toneladas. Sem o tempo seco no início do ciclo, avalia que chegaria a 250 toneladas.

A Emater promove hoje, das 14h às 16h, a terceira edição do Seminário Regional de Juventude Rural. O evento é gratuito. As inscrições podem ser feitas no site https://cutt.ly/loMroXL. É a primeira vez que o evento será realizado de maneira virtual. O encontro também terá transmissão pelas redes sociais do órgão de assistência técnica.

fernando.soares@zerohora.com.br

FERNANDO SOARES – INTERINO

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!