CAMPO E LAVOURA – Aposta no mel

Loja de Porto Alegre especializada na venda de carnes do pampa gaúcho, a Pampas Prime agora também começa a se interessar pela apicultura. O estabelecimento da Capital passou a investir na produção de mel virgem, com extração natural por gravidade. Inicialmente, a empresa projeta obter cinco toneladas do alimento por ano.

A inclusão do produto nas prateleiras surgiu a partir de um gosto pessoal do empresário Volmir Carboni, um dos proprietários da Pampas Prime. Fascinado pelo universo das abelhas e da fabricação de mel, Carboni decidiu investir na apicultura no final de 2020, ao perceber que o filho mais velho, Brunno Luigi, também havia desenvolvido gosto pelo tema.

Feita com 200 colmeias, a produção se dá em área de 70 hectares na margem do Rio Forqueta, em Coqueiro Baixo, município localizado no Vale do Taquari. Estreantes na atividade, Carboni e Luigi contam com a assessoria de um experiente apicultor local para executar a extração por gravidade, método sem interferência de equipamentos e no qual se deixa o mel escorrer naturalmente.

E o projeto deve seguir crescendo. Um dos objetivos é ajudar na disseminação das colmeias, revertendo o quadro atual de diminuição da população de abelhas.

– Queremos buscar mais pequenos produtores para fazer parceiras e aumentar a produção para além das cinco toneladas anuais – destaca Carboni.

O mel pode ser adquirido na loja da Pampas Prime por R$ 59,80 o quilo. A empresa tem planos de comercializar o alimento em empórios, farmácias e até mesmo realizar exportação. Para isso, está buscando as certificações necessárias. Posteriormente, a ideia é fabricar outros subprodutos, como cera, geleia real, própolis e pólen.

fernando.soares@zerohora.com.br

FERNANDO SOARES – INTERINO

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *