CAMPO ABERTO – Tecnologia a favor de todos

No ano em que a produção de verão será marcada pelos efeitos do tempo, o papel das inovações na redução de riscos e na melhoria do aproveitamento de recursos fica em evidência. Ontem, o assunto entrou na programação da 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Capão do Leão, no Sul, no painel Sustentabilidade: tecnologias, inovações e desafios para a produção de arroz.

Além do sistema mais utilizado, de irrigação por inundação, outros modelos podem trazer ganhos. A irrigação intermitente ajuda a reduzir até 50% o uso de água. Pivôs centrais também geram economia e exigem menos mão de obra.

– Produtores que trabalham com essa tecnologia têm rentabilidade até 135% maior (em relação ao inundado) – diz Mara Grohs, coordenadora da Estação Regional de Pesquisa da Região Central do Irga.

47,3%

da produção de soja brasileira 2019/2020 foi comercializada, segundo levantamento da Consultoria Datagro. Os dados referem-se até o dia 7 de fevereiro. O percentual é maior do que igual período no ciclo anterior, 38,6%, e do que a média dos últimos cinco anos, 38,2%.

gisele.loeblein@zerohora.com.br 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora