CAMPO ABERTO – Retrato oficial da estiagem sai hoje

Em meio à discussão sobre a possibilidade – ou não – da ampliação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, a Secretaria da Agricultura deve apresentar hoje retrato oficial dos impactos da estiagem no Rio Grande do Sul. Dados da Emater, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e de outras entidades serão compilados em encontro no início da tarde. E, segundo o secretário em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, embasarão medidas a serem tomadas pelo Estado.

Na terça-feira, o governador Eduardo Leite recebeu documento da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro) e Famurs, com lista de medidas solicitadas. A Emater também formatou novo relatório preliminar, indicando perdas de 20,86% na cultura do milho e de 9,2% na de soja em relação às estimativas iniciais da safra. Caso ocorram alterações significativas do quadro em alguma localidade, informações poderão ser retificadas a tempo da reunião, explica Geraldo Sandri, presidente da Emater.

A área técnica do Ministério da Agricultura, por meio do diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola, Pedro Loyola, afirmou à coluna que solicitações para ampliações de calendário de plantio não devem ser atendidas.

A Covatti Filho, titular da Agricultura no RS que está nos Estados Unidos, a ministra Tereza Cristina também teria sinalizado que prorrogar o zoneamento seria a última opção. Por enquanto, a previsão de chuva para o Estado revigora a expectativa de que as perdas parem de avançar sobre as lavouras.

gisele.loeblein@zerohora.com.br 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!