CAMPO ABERTO | Resolução de 2020

Vitrines da produção orgânica, as feiras ecológicas da Redenção, em Porto Alegre, que são realizadas todos os sábados, começaram o ano novo colocando em prática uma resolução: deixar de distribuir sacolas plásticas nas bancas. A estimativa dos organizadores é de que cerca de 2 milhões dessas embalagens deixem de ser distribuídas – número que costumava ser entregue por ano.

A ação dá continuidade a projeto que nasceu no final de 2018 e ganhou força no ano passado na Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) e na Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF). Na última edição de cada mês, consumidores eram incentivados a trazer de casa recipientes para as compras. Elson Schroeder, responsável pela comunicação da FAE, explica que, durante período temporário de três meses, haverá ponto de venda de sacolas.

Para quem for pego desprevenido, há ainda a boa e velha solidariedade. Varais (na foto) disponibilizam sacolas retornáveis para empréstimo.

– Em dezembro, foram vendidas apenas duas sacolas. Chegamos a um ponto que juntou nossa vontade com a demanda do consumidor – acrescenta Schroeder.

Outras ações estão sendo pensadas para eliminar resíduos. Uma delas deve ser voltada ao uso de copos plásticos.

gisele.loeblein@zerohora.com.br 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte: Zero Hora

Compartilhe!