CAMPO ABERTO – RAPIDEZ NA INSTALAÇÃO

Enquanto a operação da recém-criada delegacia de combate aos crimes rurais e ao abigeato segue sendo estruturada, esses problemas enfrentados por produtores devem pautar uma série de debates no interior do Estado por meio de audiência públicas. A primeira será em outubro, durante a Farm Show, em Dom Pedrito, segundo o deputado Sérgio Turra (PP), presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários. Ele lembra que, apesar do governo ter anunciado a criação das delegacias – serão três principais, em Camaquã, Bagé e Santiago, e duas complementares, em Rosário do Sul e Cruz Alta – a agilidade na instalação das estruturas é uma demanda dos produtores.

Com sessão prevista para hoje, há expectativa de que o projeto de resolução da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), que trata do Funrural, possa ser promulgado. O texto foi aprovado na CCJ em caráter terminativo.

Se saírem de mãos abanando da reunião, hoje, com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, produtores de leite prometem partir para a mobilização. Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), diz que só as compras institucionais do produto e cotas para o Uruguai interessam neste momento:

– Queremos que nos diga se vão comprar e quanto. Se sairmos sem indicativo, vamos começar as mobilizações pela fronteira.

Presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat-RS), Alexandre Guerra também tem expectativa de sair do encontro, no qual estarão presentes entidades de outros Estados, com algum anúncio. O pedido é para que o governo libere compras emergenciais, para ajudar a enxugar a oferta que tem achatado o preço pago ao produtor. A solicitação é para que sejam adquiridas 50 mil toneladas de leite em pó e 400 milhões de litros de leite UHT.

– Se continuar tudo como está, deve haver nova redução de preço no fim de setembro – completa Guerra.

TUDO OU NADA

A INSPEÇÃO DE ALIMENTOS SERÁ TEMA DE SEMINÁRIO NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, EM PORTO ALEGRE. O EVENTO É ORGANIZADO PELO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. TAMBÉM SERÁ LANÇADO QUESTIONÁRIO PARA LEVANTAR A ATUAL SITUAÇÃO DOS SERVIÇOS DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM) NO ESTADO.

gisele.loeblein@zerohora.com.br zerohora.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *