CAMPO ABERTO – PRESENTE DE GREGO NO FINAL DO ANO

Depois da ameaça, veio a confirmação. A Rússia anunciou que adotará restrições temporárias para a entrada de carne bovina e suína do Brasil a partir de 1º de dezembro. A informação foi publicada no site do serviço veterinário e fitossanitário russo. Oficialmente, a explicação é de que a medida será tomada em razão da presença de ractopamina, substância de uso proibido naquele país, em produto brasileiro.

O órgão acrescenta ter feito contato com o governo brasileiro, mas que o diálogo "não ocorreu até o presente momento". Em nota, o Ministério da Agricultura afirma que recebeu apenas notificação de embargo a quatro frigoríficos de carne suína, pela presença de ractopamina. Uma videoconferência foi marcada para esta semana.Se concretizada, a ação preocupa a indústria, em especial a de carne suína. A Rússia é destino de até 50% dos embarques dessa proteína brasileira.

– Estamos apreensivos. Seria um presente de grego no final do ano – afirma Francisco Turra, presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Apesar de os últimos meses do ano serem de poucos embarques – devido ao congelamento de portos na Rússia -, o dirigente entende que esse tipo de notícia gera desgaste entre os dois países. E lembra que o Kremlin pressiona o governo brasileiro para abertura do mercado nacional para picanha bovina, trigo e pescado.

Os russos dependem do produto brasileiro – desde 2014 mantêm embargo aos Estados Unidos e União Europeia pelas sanções sofridas na crise com a Ucrânia. Mas pelo jeito, vão pagar para ver o acesso no Brasil.

COMISSÃO DE SEGURIDADE DA CÂMARA APROVOU PROJETO QUE REGULAMENTA A PRODUÇÃO DE QUEIJO ARTESANAL. COM PARECER FAVORÁVEL DE JONES MARTINS (PMDB-RS), TRAMITA EM CARÁTER CONCLUSIVO E PRECISA PASSAR PELAS COMISSÕES DE AGRICULTURA E DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *