CAMPO ABERTO – Presença garantida

A 42ª edição da Expointer contará com 3.975 animais de argola (que vão a julgamento) – número 6,36% menor do que no ano passado. A redução foi causada principalmente pela diminuição de pássaros ornamentais. Em contrapartida, categorias como bovinos de leite aumentaram os exemplares (veja relação abaixo).

– Surpreendeu positivamente o número de inscrições nas raças de maior interesse financeiro, especialmente no gado de leite, indicando perspectivas de melhoria nos negócios desta cadeia – avalia o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, José Arthur Martins.

No setor de equinos, houve redução de 6,32% no número de inscritos, de 918 no ano passado para 860 agora. Conforme Paulo Andre Santos de Souza, veterinário responsável pela seção de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, a oscilação é considerada natural:

– Algumas provas tradicionais para a raça não vão ocorrer nessa edição, além de ter competições fora do Estado na mesma época.

As associações de criadores de raça têm ainda até 10 de agosto para inscrever rústicos de prova e exemplares que irão para leilão ou comercialização. No ano passado, os animais movimentaram R$ 10,2 milhões em negócios. A maior feira agropecuária do Brasil ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, em Esteio.

JOANA COLUSSI – INTERINA

Compartilhe!