CAMPO ABERTO – Otimismo contido pela estiagem no RS

A Expodireto Cotrijal 2020, que ocorrerá de 2 a 6 de março, servirá para indicar a disposição do produtor gaúcho para ir às compras neste ano. Nei Mânica, presidente da Cotrijal, acredita que o perfil internacional da mostra pode trazer compradores de fora, não impactados pela estiagem. O problema, que afetou principalmente a safra de milho no Rio Grande do Sul, teve efeito parcial na soja, após o retorno da chuva.

– Temos um mês pela frente e, se chover com regularidade, o clima será muito positivo. Claro que a gente fica preocupado, pode afetar um pouquinho, mas, como vêm delegações do Brasil e do Exterior, os negócios devem ocorrer normalmente. Além disso, a economia está se recuperando e os bancos deverão ter linhas especiais para oportunizar investimentos para aqueles que realmente têm necessidade – afirma Mânica.

O governador do RS, Eduardo Leite, detalhou que estuda alternativas para criar condições de seguro para quebra de safra. E afirmou que muitos produtores deixaram de fazer investimentos em irrigação em razão de o Estado não ter registrado estresse hídrico intenso nos últimos sete anos:

– A estiagem, que teve reduzido seu impacto em função das chuvas mais recentes, só reforça que temos de ter permanente mobilização pela irrigação no nosso Estado.

Sobre a possibilidade de faltarem recursos do Programa de Incentivo à Irrigação e à Produção em Ambiente Protegido (Moderinfra), Mânica adianta que conversou com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Segundo o dirigente, ela disse estar pleiteando junto ao Ministério da Economia suplementação para que não faltem recursos durante a Expodireto.

Sobre a expectativa de vendas na feira de Não-Me-Toque, o presidente da Cotrijal é comedido:

– É difícil dizer (se o faturamento vai superar os R$ 2,4 bilhões de 2019). O principal é que as empresas mostram tecnologia, vendem o que é possível e depois têm 365 dias para fazer negócios.

A 21ª edição da feira em Não-Me-Toque reunirá mais de 530 expositores e, segundo a organização, deverá atrair público superior a 260 mil visitantes.

karen.viscardi@zerohora.com.br

KAREN VISCARDI – INTERINA

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!