- Ricardo Alfonsin Advogados - https://alfonsin.com.br -

CAMPO ABERTO – OPÇÕES MÚLTIPLAS

Dois irmãos gêmeos que cuidam de vacas também gêmeas estão entre os personagens que fazem a história da 42ª Expoleite e 15ª Fenasul, no parque Assis Brasil, em Esteio. Lucas e Bruno Silvestrin de Souza (foto acima), 19 anos , são estudantes de Zootecnia e cuidam de perto dos exemplares da Granja Tang, de Farroupilha, na Serra, que participam das feiras. Nesse grupo estão as "manas" Morgana e Espoleta. Também faz parte do plantel a veterana Evelin, que com 10 anos de idade está na sexta cria e segue produzindo, tendo superado a marca de 60 mil litros de leite.

Em outra ponta do pavilhão do gado leiteiro, o médico veterinário George Peroty preparava uma novilha da propriedade de Elias Spada, de Ibiraiaras, no norte do Estado, para a prova de morfologia, fazendo a tosquia do pelo.

– É como se fosse uma preparação para um concurso de miss. A gente enaltece as qualidades do animal – compara, explicando que os jurados avaliam itens como arqueamento das costelas, abertura peitoral e garupa do animal.

Presidente da Gadolando e proprietário da Granja Tang, Marcos Tang explica que arqueamento das costelas mostra a capacidade digestiva do animal, importante na conversação do alimento em produção de leite.

Hoje, outra competição tradicional deve movimentar as atividades no parque: é o concurso leiteiro, que premia a vaca com maior produtividade de leite.

As feiras, que seguem até o domingo, com entrada franca, reúnem ainda classificatória do Freio de Ouro, provas do cavalo árabe, rodeio e multifeira.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!