CAMPO ABERTO – MUITO PRAZER, SOU O FUTURO

Na chegada à Digital Agro, feira de tecnologia, em Carambeí, no norte do Paraná, uma recepcionista virtual dá boas-vindas ao público. Com câmera embutida e sistema de som, a atendente interage com os visitantes em tempo real (foto no detalhe). Perto dali, em uma estação de realidade virtual, óculos 3D (foto maior)proporcionam experiência de imersão na feira. A interatividade, em um ambiente futurista, demonstra como o agronegócio será praticado nas próximas décadas.

Com 25 expositores e palestras sobre robótica, automação, sensoriamento, monitoramento e gestão, a feira expõe as tecnologias digitais aplicadas no campo. Entre as empresas, estão multinacionais referências no setor e startups que desenvolvem soluções digitais voltadas à produção agropecuária.

– A ideia é fazer o link entre o que existe de tecnologia digital e a aplicabilidade na produção – diz Renato Greidanus, diretor-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, promotora do evento.

De origem sueca, a Delaval expõe um sistema de ordenha robotizada para produção de leite, que possibilita ordenhas voluntárias e controle da alimentação dos animais.

Dos 35 módulos instalados no Brasil, 12 estão no Rio Grande do Sul.

– Permite a otimização da mão de obra, com maior controle do rebanho e da saúde dos animais – detalha Rafael Martins Garcia, gerente de sistemas de ordenha robotizada da Delaval.

Em dois dias, a expectativa é de que a feira Digital Agro receba público de cerca de 3 mil pessoas, entre produtores, profissionais, técnicos e estudantes.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *