CAMPO ABERTO – MP VOLTARÁ A OUVIR INDÚSTRIA SOBRE 2,4-D

Na teoria, hoje termina o prazo do Ministério Público para que o Estado se manifeste sobre o uso do herbicida 2,4-D na próxima safra. Na prática, o órgão não deve realizar nenhum movimento antes do dia 31, quando realizará reunião com as fabricantes do produto.

Outro encontro com as empresas e sindicatos que as representam foi realizado no dia 8. Na ocasião, foram chamadas para apresentar dados sobre como vêm lidando com os problemas registrados na aplicação do produto no país. Agora, a ideia é que possam complementar, com sugestões sobre como modificar a atual situação, em que a deriva tem prejudicado culturas como da uva, da maçã, e da azeitona no Rio Grande do Sul.

Foi em audiência no dia 23 de abril que o órgão deu prazo para o Estado se manifestar sobre a questão. Por meio da assessoria, o MP informou que ainda não teve esse posicionamento.

A secretaria da Agricultura segue apostando no grupo de trabalho. Amanhã, dois subgrupos, o de treinamento e o de regulamentação terrestre, têm reuniões marcadas. Um novo encontro do GT só vai sair quando as propostas dos quatro subgrupos (há ainda o do sistema de alerta da deriva e de monitoramento e análises) estiverem fechadas.

No último dia 8, em audiência pública realizada na Assembleia, parlamentares das Comissões de Agricultura e de Saúde e Meio Ambiente decidiram pedir a suspensão do uso do produto.

Representantes de entidades ligadas às culturas atingidas pela deriva defendem a medida como a única capaz de resolver o problema.

Posição diferente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), que trabalha com a perspectiva de regulamentação e de treinamentos. O Programa Deriva Zero, tocado pelo Senar-RS, tem a capacitação como foco e poderá servir de modelo estadual.

Enquanto definições não saem, a janela do calendário agrícola para novo momento de aplicação do herbicida fica cada vez menor.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!