CAMPO ABERTO – Menos arroz nesta safra

A safra gaúcha de arroz deste ano deverá ser de 7 milhões de toneladas, retração aproximada de 3,5% frente ao ciclo anterior e menor área plantada em 10 anos. Essa é a projeção da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz), que ontem, em Capão do Leão, divulgou detalhes da abertura oficial da colheita do grão. O evento ocorre de 12 a 14 de fevereiro no município do Sul do RS.

– A redução ocorre por causa da diminuição da área, que ficou em 940 mil hectares. No ano passado, o Estado tinha 976 mil hectares – compara Alexandre Velho, presidente da Federarroz.

O dirigente lembra que o excesso de chuva em outubro do ano passado atrasou o plantio do grão, fazendo com que quase metade da safra fosse cultivada fora do período ideal.

Neste ano, um dos focos do evento de abertura da colheita está na viabilidade da orizicultura.

Rodrigo Ramos Rizzo é o novo presidente do Conseleite. O engenheiro agrícola estará no comando durante a gestão 2020/2021. Representando a Federação da Agricultura do RS (Farsul), tem como meta atualização da metodologia de cálculo do valor de referência do leite. Presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado, Alexandre Guerra foi eleito vice-presidente.

karen.viscardi@zerohora.com.br

KAREN VISCARDI – INTERINA

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *