- Ricardo Alfonsin Advogados - https://alfonsin.com.br -

CAMPO ABERTO – Menor estoque de arroz em 20 anos

O Brasil deve chegar em fevereiro do próximo ano, quando termina o ano comercial do arroz (2019/2020), com o menor estoque dos últimos 20 anos. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento analisados pela Federação das Associações de Arrozeiros do RS(Federarroz), as 381,8 mil toneladas estimadas só ficam acima da safra de 1999/2000. Com isso, a entidade projeta segundo semestre de escassez.

No Rio Grande do Sul, que responde por 70% da produção nacional, a quantidade que deverá restar ao fim do ciclo é de cerca de 50 mil toneladas, o que equivale a uma semana, no máximo 10 dias de consumo, observa o presidente da Federarroz, Alexandre Velho. Esse estoque apertado é reflexo da quebra da produção na atual safra e da exportação acima dos patamares esperados.

–Não estamos falando que faltará arroz, mas que chegaremos na entrada da próxima safra com estoque quase zero – diz o dirigente.

Diretor de mercados da Federarroz, Marco Aurélio Marques Tavares acrescenta que, nessecenário de oferta apertada, as importações do arroz deverão aumentar para ampliar o estoque. Por tabela, os preços internos ao produtor prometem subir.

–A indústria se queixa que o varejo está pressionando para baixo ospreços. Não consigo enxergar motivos para isso – completa Velho.

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!