CAMPO ABERTO – MAIS ESPAÇO

As vendas do pavilhão da agricultura familiar na Expointer, que cresceram 40% em relação ao ano passado, poderiam ter sido ainda maiores não fosse a limitação de espaço. Um segundo pavilhão está para ser construído desde 2011. O atual governo estimava abrir nova licitação ainda antes da feira, mas isso não ocorreu. Foram solicitados mais documentos, e a meta agora, segundo o diretor administrativo do parque Assis Brasil, Sandro Schlindwein, é de que até a segunda quinzena do mês o edital possa ser publicado:

– Até fevereiro, a obra deve estar pronta.

Os recursos já existem – R$ 2,8 milhões, dos governos federal e estadual. Em 2013, o pavilhão começou a ser construído, mas o contrato foi rompido por descumprimento do cronograma. No encerramento da Expointer, Nestor Bonfanti, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), cobrou do governador José Ivo Sartori o segundo pavilhão. Conforme Jocimar Rabaioli, assessor de política agrícola e agroindústrias da entidade, uma segunda área permitiria melhor acomodação. Hoje, os estandes têm dois metros de largura por dois de comprimento, o que é um "espaço apertado":

– Precisaria de, no mínimo, três metros de largura por três de comprimento. Mas com apenas um pavilhão, esse tamanho reduziria em pelo menos 40% o número de agroindústrias.

Com mais espaço de balcão, o produtor consegue fazer melhor demonstração e pode ter volume maior de vendas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural estima que, com um segundo pavilhão, seria possível ampliar em 50% o número de empreendimentos – neste ano, foram 201.

As exportações do tabaco devem apresentar recuperação no segundo semestre. É o que aponta pesquisa encomendada pelo SindiTabaco à PriceWaterhouseCoopers. Se nos primeiros seis meses houve recuo de 15%, até o fim do ano os embarques devem ficar entre 2% menores e 2% maiores em receita e volume.

gisele.loeblein@zerohora.com.br zerohora.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *