CAMPO ABERTO – Justiça determina depósito de royalties da semente Intacta

Decisão da Justiça Federal de Mato Grosso determinou que a Monsanto, adquirida pela multinacional alemã Bayer, deposite em juízo R$ 800 milhões em royalties pagos por agricultores do Estado na safra 2018/2019. A patente da semente geneticamente modificada de soja Intacta RR2 é contestada na Justiça em ação coletiva proposta pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja-MT). Anteriormente, a empresa havia depositado em juízo 4% desse valor.

A Bayer, que concluiu a aquisição da Monsanto no ano passado, informou em nota que "permanece segura quanto à validade de suas patentes e dos demais direitos relativos à tecnologia Intacta RR2 Pro" e que a "a inovação é reconhecida por dezenas de milhares de produtores rurais que optaram por utilizá-la em razão dos benefícios trazidos pela mesma".

NO RADAR

Startups que desenvolvem tecnologias para o agronegócio podem se inscrever até 17 de agosto no programa de aceleração TechStart Agro Digital. Promovida pela Embrapa Informática Agropecuária e pela Venture Hub, a iniciativa selecionará oito empresas para o processo, com início previsto para setembro. Inscrições pelo site venturehub.se/techstartad.

joana.colussi@zerohora.com.br

JOANA COLUSSI – INTERINA

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!