CAMPO ABERTO – INGREDIENTE FAMILIAR NO NEGÓCIO

Foi a partir de uma receita passada de geração em geração que a família Flach, de Bom Princípio, acabou encontrando a fórmula para um negócio, agora com selo de produção orgânica. A agroindústria Flach Alimentos tem no carro-chefe a produção de vinagre com um ingrediente fora do convencional: a cana-de-açúcar.

– Um dos grandes sonhos do meu pai (Ramiro) era fabricar o vinagre para que mais pessoas pudessem saboreá-lo – conta Michel Flach, engenheiro químico e diretor da empresa do Vinagre Orgânico de Caldo de Cana.

Em 2012, a família iniciou os testes para aprimorar a receita e torná-la industrial. Foram cinco anos até o produto chegar ao mercado. Hoje, quatro famílias do Vale do Caí fornecem a matéria-prima. Segundo Flach, cerca de 10 mil litros do vinagre orgânico são produzidos por mês e 20 mil quilos de cana-de-açúcar são utilizados na produção.

O selo orgânico serve como atestado "da qualidade do produto e de seus benefícios", acrescenta Michel. E a ideia é tentar levar a receita para novas fronteiras, como a União Europeia e os EUA.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora