CAMPO ABERTO – HOTEL PARA ABELHAS SOLITÁRIAS

Estruturas com madeiras perfuradas para que abelhas solitárias façam seus ninhos e se multipliquem estão sendo distribuídas pela multinacional Bayer, fabricante de agroquímicos. Chamado de Hotel de Abelhas, foi levado pela primeira vez a uma grande feira agrícola, durante o 31º Show Rural Coopavel, que termina hoje em Cascavel (PR).

– A maioria das espécies de abelhas no Brasil são solitárias, elas procuram ou escavam pequenos espaços em estruturas naturais para fazerem seus ninhos. São excelentes polinizadoras, importantes para a produção de alimentos – explica o zootecnista Heber Luiz Pereira, consultor do Bee Care Center da Bayer.

Lançado em 2017, o projeto conta com 30 estruturas em todo o país. Em janeiro deste ano, dois hotéis foram encaminhados ao Rio Grande do Sul. Segundo Aldo Machado, presidente da Câmara Setorial da Apicultura da Secretaria da Agricultura, as estruturas devem ser instaladas, em até 15 dias, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé, e na Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho, em São Gabriel.

joana.colussi@zerohora.com.br

JOANA COLUSSI

Fonte : Zero Hora