CAMPO ABERTO – Expectativa de safra de trigo cheia no RS

Às vésperas do início da colheita de trigo no Rio Grande do Sul, produtores estão com expectativa de safra cheia – parecida com a de 2013, quando o Estado teve produção recorde. Com área cultivada bem menor agora, as semelhanças ficam por conta das condições climáticas e do alto potencial produtivo das lavouras.

– Ao contrário de safras passadas, quando a cultura era prejudicada pelo tempo, neste ano o clima tem ajudado. Até essa chuva veio em boa hora – avalia Paulo Pires, presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro-RS).

A estimativa da entidade é de que o rendimento médio fique ao redor de 3 mil quilos por hectare – o equivalente a 50 sacas por hectare. Algumas lavouras colhidas nas Missões chegaram a atingir 4 mil quilos e pH superior a 80, diz o dirigente.

O valor do produto segue valorizado. O preço médio ao produtor nesta semana no Estado, segundo a Emater, girou em torno de R$ 40 a saca. A preocupação é em relação ao mercado, já que as vendas de contratos futuros estão em ritmo inferior ao mesmo período do ano passado – mesmo com a frustração da safra no Paraná.

– A procura pelo trigo no mercado internacional está menor. Precisaremos escoar essa safra de alguma forma, sem depender de mecanismos públicos – pondera Pires.

A abertura oficial da colheita no Estado ocorre amanhã, às 10h, em Cruz Alta, no Noroeste. O evento será realizado em área experimental da Fazenda Escola da Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Além de palestras, que se iniciam hoje à noite, a programação contará com homenagens ao terceiro aniversário da Fazenda, que engloba 140 hectares de área de produção animal e vegetal.

– Essa aproximação entre pesquisa e mercado é muito importante para viabilizar a cultura do trigo, com práticas de manejo e variedades específicas que estimulem o produtor – considera Daniele Furian Araldi, coordenadora da comissão de eventos técnicos da Fenatrigo, organizadora da abertura oficial junto à Unicruz e o Sindicato Rural de Cruz Alta.

joana.colussi@zerohora.com.br 3218-4714

JOANA COLUSSI – INTERINA

Fonte : Zero Hora