CAMPO ABERTO – DUPLA DESPEDIDA

A cerimônia de entrega do Prêmio Folha Verde (foto acima), da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, não passou ao largo do momento político, de transição de governo. Diante da confirmação de que as duas secretarias dedicadas ao setor primário devem ser unificadas no governo de Eduardo Leite (PSDB), o palco deu espaço para críticas e até mesmo despedida.

– É com imensa alegria e, ao mesmo tempo, com preocupação que estou aqui hoje (ontem). Parece que a Secretaria do Desenvolvimento Rural vai sumir do mapa. Peço que os deputados que trabalham com a agricultura familiar deem um último telefonema – disse Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), ao receber o prêmio na categoria rural.

Joel acrescentou que "perde-se o discurso quando criam-se outras secretarias", em uma referência ao fato de que Leite defende a redução do tamanho da estrutura do Estado.

Tarcísio Minetto, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, também foi homenageado, na categoria Desenvolvimento Agrário.

– Este talvez seja meu último discurso como secretário – disse ele.

Pode ser também o último da secretaria. No total, 12 categorias foram premiadas. Além de Joel e Minetto receberam a distinção: Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Setor Agrícola), Embrapa Pecuária Sul (Setor Pecuário), Isla Sementes (Setor Florestal), Piá (Cooperativas Agrícolas), Genoveva Haas (Trabalhadores Rurais), Chalet Agropecuária e Indústria de Azeites Batalha ( Propriedade Modelo), Programas de TV e rádio da Emater (Mídia Agrícola), Embrapa Uva e Vinho (Público Agropecuário), Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama (Agricultura Ecológica) e Agroindústria Siebert (Agricultura Familiar).

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!