CAMPO ABERTO – DIGA AO POVO QUE O CHURRASCO FICA

A garantia é do secretário da Agricultura, Odacir Klein, e do Corpo de Bombeiros: os churrascos da Expointer não serão proibidos. A informação de que seriam vetados vinha causando burburinho entre criadores. Ontem, o tema foi tratado em reunião realizada entre a direção do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e os bombeiros.

Segundo o capitão Daniel Borges Moreno, um dos oficiais coordenadores da Expointer, embora o local não seja o mais apropriado (próximo aos galpões), a lei não tem proibição específica. Ele acrescenta que existem lugares mais adequados e recomenda que que se tenham cuidados redobrados:

– Tudo o que a gente cobra de treinamento é para que se tenham recursos e pessoal capacitado para lidar com eventuais sinistros.

A polêmica envolve os churrascos que são feitos em tonéis próximos aos pavilhões, normalmente pela equipe da propriedade que fica no local acompanhando os animais, em uma cena típica de Expointer.

Embora não haja proibição, a orientação dos bombeiros é para que se tenham alguns cuidados: não fazer fogo próximo ao feno dos boxes, não utilizar gasolina ou assemelhados para acender as chamas, cuidar com o consumo de bebida alcóolica e evitar labaredas muito altas.

– Além disso, usar gás é proibido. Todo o pavilhão pode ser interditado por conta disso – acrescenta o capitão Moreno.

Os bombeiros seguem o trabalho de conferência do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) – além do geral do parque, cada empreendimento instalado para o período da feira precisa ter um.

Os que não têm documentação em dia estão sendo notificados. No início da feira, no sábado, os que não estiverem regularizados não poderão funcionar.

Cauteloso, o secretário da Agricultura afirma que se houvesse qualquer recomendação para proibir os churrascos, adotaria a medida "sem titubear". Como não é o caso, afirma:

– Haverá churrasco.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *