CAMPO ABERTO – Debutante em Esteio

Será com oferta de 500 animais que a Feira de Novilhas e Ventres Selecionados, organizada pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul) em parceira com a Santa Úrsula Remates, chegará à 15ª edição. O evento integra a programação da 42ª Expointer e é tido como balizador dos preços dos remates de primavera, que ocorrem logo depois da exposição de Esteio. A expectativa dos organizadores é de chegar a um preço médio de R$ 6 o quilo vivo.

– A pecuária está em um momento de transição, vem melhorando aos poucos e retornado ao lugar que é dela – reforça Francisco Schardong, presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, ao avaliar a melhora de preços.

A perspectiva otimista vem do mercado, com as possibilidades de venda de gado dentro e fora de casa. O leiloeiro Manoel Marcos Silva, que estará no comando do martelo, diz que as crias estão cada vez mais valorizadas, porque se converterão em terneiros de qualidade tanto para o abate precoce no mercado interno quanto para a venda em pé, para outros países.

– A exportação de gado em pé ajuda a regular mercado – reforça Silva.

Mauro Pilz, diretor da Estância Del Sur, de Capão do Leão, também entende que as vendas para o mercado externo – como Turquia e Egito – de gado em pé ajudam a criar novo patamar de preços, favorecendo o produtor.

A feira da Farsul ocorre no dia 29 de agosto, às 16 horas, na pista J do parque Assis Brasil.

NO RADAR

Começa hoje em Brasília a programação da Marcha das Margaridas. São esperadas mais de 100 mil mulheres de todo o Brasil para a ação. Na delegação do Rio Grande do Sul estarão cerca de 500 produtoras familiares ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS). Os deputados Elton Weber e Heitor Schuch (PSB)também acompanham de perto as atividades.

gisele.loeblein@zerohora.com.br 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora