CAMPO ABERTO – Das areias para a feira em meio à folia

Se é no Litoral que o movimento está durante as férias, é para lá que vai também a agricultura familiar. A praia de Torres recebe a 8ª edição da feira com produtos do setor. Neste ano, serão 53 empreendimentos, 17 a mais do que no ano passado e 12 que participam pela primeira vez.

O evento, organizado por Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), prefeitura de Torres, Emater e Secretaria Estadual da Agricultura, ocorre de 20 a 25 deste mês, em meio ao Carnaval. Será realizado na Avenida Itapeva, perto da Praça XV de Novembro, no Centro. De 20 a 24, funciona das 14h à meia-noite, e no dia 25, das 9h às 17h.

– O produtor sempre reivindicou ter maior inserção em eventos nesta época do ano. A opção pela praia é porque a maior concentração das pessoas nas férias é no Litoral – explica Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústria da Fetag-RS.

A opção de produtos é grande, mas os campeões de venda costumam ser queijos e salames.

5,8 milhões foi o total de doses de sêmen da raça angus vendidas em 2019. O resultado representa aumento de 17,6% em relação ao ano anterior.Além disso, segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), a participação da raça na exportação total de doses do país saltou de 2,29%, em 2018, para 8%, em 2019, somando 22,53 mil unidades.

A Medida Provisória do Agro pode ser votada a partir de hoje na Câmara dos Deputados. A MP 897/2019 pretende ampliar o acesso a financiamentos e a captação de recursos estrangeiros. E permitirá ao produtor rural dividir a propriedade, podendo dar como garantia às operações de crédito somente uma parte do imóvel.

gisele.loeblein@zerohora.com.br 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Receita Federal