CAMPO ABERTO – DA CERVEJARIA À IRRIGAÇÃO DO ARROZ

A solução para melhorar a sustentabilidade da irrigação de lavouras de arroz pode vir da produção de cerveja. Desde outubro de 2018, 450 hectares de plantio em Viamão são irrigados com água tratada e reaproveitada da Cervejaria Ambev Águas Claras do Sul.

A iniciativa da empresa foi viabilizada com a criação de tubulação de 200 metros de extensão, que liga as estações de tratamento de efluentes industriais da cervejaria ao campo.

Com isto, 25% do recurso necessário às lavouras, que viria em sua totalidade da Lagoa dos Patos, chega diretamente ao produtor. E a qualidade da água é igual ou superior à da lagoa, conforme afirma a gerente de Meio Ambiente da Cervejaria Ambev Águas Claras do Sul, Cibele Kehl:

– O efluente da produção passa por tratamento que retira de 97% a 99% de toda a matéria orgânica e resíduos químicos existentes.

Para o produtor, há o benefício da economia de energia, já que a irrigação é feita por gravidade, e não bombeamento. Nos meses em que o cultivo necessita de inundação, de outubro a março, 90% do efluente da cervejaria será destinado ao campo.

3218-4714

JOANA COLUSSI

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *