CAMPO ABERTO – Cuidados na chegada

Os portões do parque Assis Brasil, em Esteio, abrem hoje para a chegada dos animais que participam da 42ª Expointer. Como de costume, os primeiros a entrar devem vir de longe – nos últimos cinco anos, essa prerrogativa foi da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana. A chegada será acompanhada pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Agricultura, Covatti Filho.

Neste ano, 3,97 mil exemplares de argola foram inscritos para participar da exposição, o que representa redução de 6,36% em relação ao ano passado. Em razão do alto custo para manter o plantel fora de casa, criadores centram forças na qualidade dos animais levados para a feira.

O caminho até a roseta de campeão da Expointer começa pelo portão 8, onde equipe técnica da secretaria confere cumprimento das exigências necessárias e avalia os animais.

– Eles têm sua documentação sanitária (cada espécie tem suas próprias exigências) analisada e são examinados (fisicamente) para ver se existem ectoparasitas e lesões que possam barrar a participação na exposição – explica José Arthur Martins, subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil.

Pelo menos duas raças fazem sua estreia em Esteio. Entre os animais de argola, o gado de corte senepol tem participação inédita. E, entre os rústicos, o ultrablack, um novato no rebanho brasileiro, marca presença. A feira começa no sábado, dia 24, e vai até 1º de setembro.

gisele.loeblein@zerohora.com.br 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *