CAMPO ABERTO – CRESCIMENTO ORGÂNICO

Dados divulgados pelo Ministério da Agricultura mostram que o número de produtores orgânicos registrados no país triplicou nos últimos sete anos, chegando aos atuais 17,73 mil.

Neste cenário, o Rio Grande do Sul ocupa lugar de destaque. Logo atrás do Paraná, tem o segundo maior número de produtores de orgânicos no país, cerca de 2,4 mil. Para José Cleber Dias de Souza, responsável pelo Programa Pró-Orgânico e secretário-executivo da Comissão da Produção Orgânica do Estado, vários fatores explicam isso.

Os gaúchos têm histórico prévio à legislação que regulamentou a produção em 2007. Depois, houve "ações dos governos estadual e federal, com prioridade e valorização nas compras públicas, o que possibilitou que os agricultores tivessem mercado assegurado".

– Esse número também reflete a percepção que a sociedade tem, a valorização que se dá a esse tipo de produto – acrescenta Souza.

Outro dado apontado pelo ministério é o faturamento de orgânicos, R$ 4 bilhões em 2018, alta de 20% sobre o ano anterior, segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, que reúne 60 empresas do setor.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!