CAMPO ABERTO – É COMO GANHAR NA MEGA SENA

Um é pouco, dois é bom, três é demais. Em um período de dois meses, a família Viccari, de Monte Belo do Sul, na Serra, foi surpreendida com três partos de terneiros gêmeos na propriedade onde cria 30 vacas leiteiras da raça jersey. O primeiro registro foi na véspera do Natal de 2018, com o nascimento de um macho e uma fêmea. Em 9 de janeiro, vieram dois gêmeos machos e, no último dia 23, foram duas fêmeas.

– Isso nunca aconteceu aqui na propriedade. A única coisa que suspeitamos que possa ter influenciado é que, antes, tínhamos só um reprodutor, depois passamos a ter mais um para substituir aquele primeiro. Mas não sei se é por isso – afirma Irineu Viccari, 66 anos.

O veterinário João da Luz, da Emater de Vacaria, explica que o nascimento de gêmeos em bovinos por si só já seria algo incomum. Três em dois meses, mais ainda:

– É raríssimo, é como ganhar na Mega Sena.

Diferentemente de outras espécies, como ovinos, em que há raças mais suscetíveis e as taxas de nascimento de gêmeos podem inclusive ser ampliadas por meio de técnicas que incluem controle específico da alimentação dos animais.

No caso das fêmeas da propriedade de Monte Belo do Sul que deram à luz gêmeos, poderia se tratar de característica genética. Mas o que também chama atenção é que elas não têm parentesco. Uma das vacas nasceu na propriedade, enquanto as outras foram adquiridas em outros municípios.

CALÇADA DA FAMA AGRO

No ano em que chega à 20ª edição, a Expodireto-Cotrijal vai inaugurar sua própria calçada da fama. No caso, de celebridades do mundo agro. Vinte personalidades serão homenageadas à imagem e semelhança do que é feito com artistas de Hollywood e jogadores de futebol.

– Se tem para artista, por que não pode ter para quem é reconhecido pelo trabalho no segmento? Vamos eternizar esses nomes – compara Nei César Mânica, presidente da Cotrijal.

O espaço escolhido para a colocação das placas com o símbolo de folha em bronze é o jardim central da Cotrijal. Mas até a segunda-feira, dia 11, quando começa a Expodireto, o local estará coberto, evitando estragar a surpresa. A inauguração da calçada da fama será logo após a cerimônia de abertura da feira.

Entre os que terão seus nomes gravados no local estão os ex-ministros da Agricultura Roberto Rodrigues e Francisco Turra e o dos Transportes e ex-secretário da Agricultura Odacir Klein.

Dirceu Gassen, referência em pesquisa e um dos grandes disseminadores do plantio direto, que morreu no ano passado, também será lembrado no espaço, assim como o ex-presidente de Federação da Agricultura do Estado (Farsul) Carlos Sperotto, falecido em 2017.

Realizada em Não-Me-Toque, no norte do Estado, a Expodireto-Cotrijal vai de 11 a 15 deste mês. Na abertura, já estão confirmadas as presenças dos ministros da Agricultura, Tereza Cristina e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, além do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

CALÇADA DA FAMA AGRO

A cerimônia de abertura da colheita de arroz orgânico está marcada para amanhã, em Viamão, na Região Metropolitana. O evento será na Comunidade Reforma, onde residem cinco famílias e são cultivados 32 hectares. No município cerca de cem famílias produzem arroz orgânico, somando 850 hectares.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!