CAMPO ABERTO | COM PEGADA DE CAMPEÃO, RECORDE EM PISTA

Depois do touro Comanchero da Boa Vista fazer bonito em pista, tendo valorização recorde do braford para a temporada de remates, ontem foi a vez de um animal hereford alcançar preço histórico. O touro Myke Tyson foi arrematado por R$ 80 mil no Remate Guatambu, Alvorada e Caty, em Dom Pedrito. É o maior valor pago por exemplar da raça.

– É um touro diferenciado – diz Valter Pötter, da Guatambu.

Campeão na Expofeira de Bagé deste ano, vai agora fazer parte do plantel da Estância Santa Ruth, de Dom Pedrito.

SEBASTIÃO BARBOSA

Presidente da Embrapa

Há pouco mais de uma semana no comando da Embrapa, Sebastião Barbosa deixa claro que a estatal precisa estar aberta a parcerias. A entrevista completa estará no caderno Campo & Lavoura. A seguir, alguns trechos.

A Embrapa surgiu na década de 1970 e teve papel fundamental para o desenvolvimento da agricultura. Qual o papel da estatal?

Hoje, existem muitos atores no agronegócio brasileiro. Precisamos trabalhar em cooperação com outros parceiros que existem na academia e no setor privado. É uma ótica diferente. O país é diferente e temos de entender isso. Não podemos seguir olhando para o retrovisor.

Como seriam essas parcerias?

Agricultores podem ter um problema. Encomendam uma pesquisa, e aí pagam os custos dessa pesquisa. A Embrapa pode oferecer os laboratórios que têm. Não é muito da nossa cultura, nos acostumamos a depender muito da ajuda do governo. Precisamos buscar alternativas.

Dará continuidade ao processo de modernização da estatal? O que é mais urgente mudar?

O que de mais urgente precisamos fazer é um esforço ainda maior para a aproximação com o agricultor, que é nossa razão de existir. Estamos nos relacionando com os gestores de todas as unidades que temos no Brasil, de Roraima ao Rio Grande do Sul. Esses gestores estarão se reunindo com a diretoria da Embrapa.

gisele.loeblein@zerohora.com.br

GISELE LOEBLEIN

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *