CAMPO ABERTO – CERCO FECHADO

Será inaugurada hoje a primeira sede da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Rurais e Abigeato, em Bagé, na Campanha. A criação de unidades focadas nesse tipo de ocorrências foi anunciada pelo governador José Ivo Sartori no ano passado, durante a Expointer. Segundo o chefe de Polícia, Emerson Wendt, em breve, também deve começar a funcionar a de Santiago.

O prédio (no detalhe) da DP de Bagé é do Estado. Entidades como o Sindicato Rural e a Federação da Agricultura do RS (Farsul) contribuíram com itens como computadores e internet. Dois delegados da força-tarefa de combate ao abigeato e cinco agentes atuarão na unidade.

– Houve reconhecimento de que havíamos chegado a um momento de extrema dificuldade. Com a força-tarefa, o abigeato diminuiu muito – avalia Gedeão Pereira, presidente da Farsul.

No total, serão cinco delegacias. Além de Bagé e Santiago, Camaquã completa a lista das sedes principais. Cruz Alta e Rosário do Sul serão as complementares.

– Chamo esse de o primeiro degrau da escada – diz Sérgio Turra (PP), presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários, que sugeriu a criação das delegacias ao secretário Cezar Schirmer em agosto.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora