CAMPO ABERTO – Cerco fechado

Alvo de polêmica nos Estados Unidos, onde deverá ter a venda banida, o inseticida clorpirifós tem registro para uso no Rio Grande do Sul. Quinze marcas estão autorizadas para a comercialização, como mostra o Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos da Secretaria da Agricultura. Dessas, 10 tiveram recomendação de uso – por meio de receituário agronômico – no ano passado. O produto pode ser utilizado em diferentes culturas.

Nos Estados Unidos, uma corte federal determinou o banimento neste ano.

————

NO RADAR

Brasil e Paraguai firmaram acordo para fortalecer o controle sanitário na Fronteira. O memorando trata de temas como vazio sanitário, uso de defensivos agrícolas, época de plantio de soja e a construção de banco de vacinas público de aftosa entre os dois países. A medida, diz a ministra Tereza Cristina, visa "aumentar a abertura de mercado entre os países".

————

A Secretaria da Agricultura realizou, em Dom Pedrito, reunião técnica SOBRE AS novas regras DE uso do 2,4-D no RS. SERÁ NECESSÁRIO ASSINAR TERMO DE CONHECIMENTO DE RISCO E DE RESPONSABILIDADE E CADASTRAR APLICADORES.

CAMPO ABERTO

Fonte : Zero Hora