CAMPO ABERTO – BIOGÁS DE RESÍDUOS NA COZINHA

Entre as novidades apresentadas na Expoagro Afubra, em Rio Pardo, uma máquina que transforma resíduos orgânicos em biogás e em fertilizante líquido natural para uso em lavouras chama a atenção do público. Desenvolvido por uma empresa israelense e trazido ao Brasil no ano passado, o equipamento reverte três quilos de sobras de alimentos em até três horas de consumo de gás.

Na feira voltada à agricultura familiar, o combustível gerado pela tecnologia é usado para estourar pipoca.

O processo permite a reutilização sustentável de produtos como cascas de frutas e verduras, erva-mate e óleos de cozinha, reduzindo gastos com energia e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Projetado para uma família de oito pessoas, em média, o Homebiogas permite que qualquer um faça o manuseio do equipamento.

– O potencial de impacto socioambiental é gigantesco, levando a sustentabilidade para dentro e fora das casas – afirma Leandro Toledano, representante da Homebiogas no Brasil.

— — —

As vendas de sêmen da raça angus no Brasil fecharam em 4,9 milhões de doses no ano passado, alta de 28,3% em relação ao comercializado em 2017, segundo dados apurados pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

— — —

A MONSANTO, ADQUIRIDA PELA ALEMÃ BAYER, FOI DECLARADA CULPADA DE NEGLIGÊNCIA POR UM JÚRI DA CALIFÓRNIA E CONDENADA A PAGAR CERCA DE US$ 81 MILHÕES A UM APOSENTADO AMERICANO. ELE SOFRE DE CÂNCER QUE ATRIBUI AO HERBICIDA GLIFOSATO. O JÚRI CONSIDEROU QUE A MONSANTO NÃO FEZ O SUFICIENTE PARA ALERTAR OS USUÁRIOS DO RISCO POTENCIALMENTE CANCERÍGENO DO PRODUTO.

joana.colussi@zerohora.com.br

JOANA COLUSSI

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!