CAMPO ABERTO – BATE-REBATE NA HABILITAÇÃO DE FRIGORÍFICOS

A habilitação de novas unidades para embarques de carne à China, que era para ser uma boa notícia, acabou virando bate-rebate entre o Ministério da Agricultura e a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). A entidade afirmou que a nova lista privilegiava grandes empresas, como JBS e Minerva, ao incluir como critério a habilitação para exportação à União Europeia.

O ministério divulgou nota informando que a ordem das listas a serem entregues obedecia solicitação da administração-geral de aduanas tinha sido comunicada às empresas dias antes.

Mas as explicações não acalmaram os ânimos. Na sexta, a Abrafrigo pediu que a pasta cancelasse teleconferência marcada com representantes da China marcada para hoje e que daria sequência à negociação. Segundo a entidade, é preciso esclarecer por que surgiu essa nova exigência, que não está no protocolo assinado entre os dois países.

– Não se pode admitir que a Secretaria de Relações Internacionais do ministério, devido a um simples telefonema, mude toda uma negociação que se arrasta há meses – disse Péricles Salazar, presidente da associação.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!