CAMPO ABERTO – ALIMENTOS NOS CONFORMES

Normalmente, são os campeões de resíduos de agrotóxicos que acabam ganhando visibilidade. Dessa vez, a coluna separou exemplos positivos detectados no Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama) desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e suas associações estaduais, incluindo a do Rio Grande do Sul.

No ranking dos cinco produtos com maior conformidade desde 2012, estão cebola (96% de 83 amostras), batata (94% de 96 amostras), banana (89% de 166 amostras), mamão (85% de 108 amostras) e laranja (81% de 94 amostras).

A rastreabilidade de frutas, legumes e verduras foi tema de evento realizado ontem, em Porto Alegre, pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). A discussão ganha força com a publicação de instrução normativa conjunta (INC 02/2018) da Anvisa e do Ministério da Agricultura e que estabelece prazos, conforme grupo de produtos vegetais frescos, para a implementação da rastreabilidade.

– Esse documento trouxe todo mundo para o mesmo jogo: produtor, fornecedor e supermercado. Trouxe mais coisas no seu escopo – avalia Márcio Milan, superintendente da Abras.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora