CAMPO ABERTO – ALERTA PARA RAIVA BOVINA

O grande número de casos de raiva bovina registrados até o momento no Estado levou a Secretaria da Agricultura a emitir alerta sanitário. Até agora, foram confirmados 28 focos em 17 municípios do Rio Grande do Sul. Em todo o ano passado, haviam sido 34 focos em 24 cidades. A recomendação é para que os produtores façam a vacinação do rebanho para tentar manter o plantel longe da doença.

– O alerta é importante porque o período de inverno é o que registra o maior número de casos, por ser de maior estresse dos morcegos hematófagos – explica o analista ambiental André Witt, do Programa de Controle da Raiva Herbívora.

Além da vacinação, outra forma de controle é o monitoramento da população de morcegos hematófagos (se alimentam de sangue), que transmitem a doença. A captura desses animais deve ser feita somente pelos Núcleos de Controle da Raiva do Estado, acionados sempre que houver laudo positivo para a doença em herbívoro ou se forem constatados altos índices de mordedura em animais de produção em determinada região.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora