CAMPO ABERTO – A vez das fêmeas selecionadas

Assim como ocorrem com os touros, ainda neste ano as vacas das raças hereford e braford também poderão ser selecionadas para reprodução. E isso por meio de avaliação pioneira de genotipagem realizada por Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Embrapa Pecuária Sul, de Bagé. O objetivo é antecipar informações das fêmeas aos 14 meses e distinguir material genético.

– O proprietário que participa terá a garantia de que a fêmea que mandou para o teste e foi aprovada tem determinadas características para reprodução – explica Aldo José Tavares dos Santos, presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB.

A prova unirá o programa genético já existente, avaliação por qualidade fenotípica, teste de eficiência alimentar e outros. Os indicadores estão em fase de definição, segundo o dirigente. A previsão é de que o teste seja aberto entre outubro e novembro deste ano. Poderão participar somente pecuaristas associados à ABHB.

– A prova servirá como selo de qualidade e garantia para reposição e ascensão a um melhoramento genético efetivo, que é a demanda maior da pecuária em relação à produção de alimentos – diz Santos.

karen.viscardi@zerohora.com.br

KAREN VISCARDI – INTERINA

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *