CAMPO ABERTO – A coleta dos vinhos da safra

Termina nesta semana a coleta das 343 amostras inscritas para a Avaliação Nacional de Vinhos, considerada a maior degustação de uma safra do mundo. Técnicos da Embrapa Uva e Vinho e da Associação Brasileira de Enologia (ABE) percorrerão três mil quilômetros nos Estados de Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

No Estado, o roteiro inclui a Serra, a Campanha, a Serra do Sudeste e os Campos de Cima da Serra. Nas vinícolas, os produtos são retirados diretamente de tanques de aço inox ou de barricas de carvalho.

– As amostras são divididas em cinco categorias, classificadas por códigos, sem identificação de rótulos – explica Daniel Salvador, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Em agosto, durante uma semana, as bebidas serão degustadas às cegas por um grupo de 120 enólogos. O julgamento técnico selecionará as 30% mais representativas da safra 2019.

– Como são vinhos jovens, em processo de vinificação ou ainda não acabados, os enólogos avaliarão o potencial da safra. A cada ano, percebemos uma elevação técnica dos produtos – resume Salvador.

Somente 16 bebidas chegam à final, em Bento Gonçalves, na Serra. O evento, que ocorre no dia 28 de setembro, no Parque de Eventos do município, reunirá cerca de mil apreciadores de vinho para degustação coletiva e avaliação dos produtos. Qualquer pessoa pode participar. As inscrições começam no dia 4 de setembro, a partir das 9h, pelo site www.enologia.org.br.

joana.colussi@zerohora.com.br

JOANA COLUSSI – INTERINA

Fonte : Zero Hora

Compartilhe!