CAMPO ABERTO – 8,8 MIL HECTARES DE DESTRUIÇÃO

Depois do atraso no plantio e do frio fora de época, produtores de arroz do Estado precisam lidar agora com outro problema: o granizo.

As pedras que caíram sobre as lavouras provocaram estragos, sobretudo na Região Metropolitana. Levantamento inicial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) mostra que, só em Guaíba e em Eldorado do Sul, 8,8 mil hectares foram afetados, sendo três assentamentos e 36 plantações. Em uma propriedade, os 1.170 hectares cultivados foram atingidos.

– Quanto mais perto estavam da colheita, maior a perda devido ao granizo. Há prejuízos que variam de 10 a 70 sacas por hectare – afirma Rodrigo Schoenfeld, pesquisador do Irga.

Essa condição climática recente reforça a perspectiva de redução no volume de arroz produzido no Estado – o recuo deve ser de 800 mil a até 1 milhão de toneladas.

O Irga está com técnicos a campo, fazendo levantamento das perdas. Produtores têm até três dias para fazer a comunicação das ocorrências.

A Associação Brasileira de Hereford e Braford ESCOLHE no dia 27 nova diretoria, para 2018/2021. edital para a inscrição de chapas foi lançado, com prazo até o dia 13. No momento, há um grupo inscrito, com Luciano Dornelles, da Estância do Sossego, na presidência.

gisele.loeblein@zerohora.com.br gauchazh.com/giseleloeblein 3218-4709

GISELE LOEBLEIN

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *