Campanha Gaúcha obtém IG pelos vinhos e espumantes

É a sétima região no Rio Grande do Sul a receber o selo em razão da vitivinicultura

  • As vinícolas que adquirirem o selo de IG garantem para o consumidor que o produto é genuinamente de uma região e, por isso, possui qualidades particulares
  • Foto: LUIS GONÇALVES/CP MEMÓRIA
  • As vinícolas que adquirirem o selo de IG garantem para o consumidor que o produto é genuinamente de uma região e, por isso, possui qualidades particulares .

    A região “Campanha Gaúcha”, localizada na fronteira com o Uruguai, recebeu a concessão de Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP), para vinhos finos brancos, rosados, tintos e espumantes, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A concessão foi em nome da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha. Com este selo, os vinhos gaúchos passaram a ter sete IGs. As outras seis são Altos Montes, Vale dos Vinhedos, Monte Belo, Pinto Bandeira, Altos de Pinto Bandeira e Farroupilha.

    A partir de agora, todo produtor de vinho da região que seguir as normas do Caderno de Especificações Técnicas poderá utilizar a IG em seus produtos. Para Victória Mércio, diretora de Comunicação e Marketing da Associação, isso trará reconhecimento, visibilidade comercial e investimentos a toda a região. 
    O próximo passo é verificar junto à Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, e universidades como colocar em atividade o Conselho Regulador, que validará o produto.

    Por Carolina Pastl (sob orientação de Elder Ogliari)

    Fonte : Correio do Povo

    Compartilhe!