Camex aprova estudos para painel na OMC

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou ontem, por unanimidade, o inicio dos estudos para a abertura de um painel na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a União Europeia por causa de barreiras do bloco à carne de frango do Brasil. "Esse resultado demonstra a solidez dos argumentos brasileiros em relação ao pedido do Ministério da Agricultura", afirmou o titular da Pasta, Blairo Maggi, por meio de sua assessoria.

Na semana passada, a União Europeia anunciou embargo a 20 plantas brasileiras, 19 de carne de frango e uma de carne bovina processada, como desdobramento das investigações da Operação Trapaça. Mais da metade das unidades embargadas são da BRF. Essa operação foi deflagrada pela Polícia Federal em 5 de março e revelou um suposto esquema de fraudes envolvendo a BRF e laboratórios na análise de salmonela em carne de frango para exportação.

A reunião da Camex foi realizada na tarde de ontem na Casa Civil. O que os ministros resolveram foi aprovar a realização de estudos técnicos, econômicos e jurídicos. Esses estudos ainda devem levar alguns meses. Mais à frente, quando estiverem prontos, o governo precisará avaliar a pertinência de levar o caso à OMC do ponto de vista político. (Colaborou Cristiano Zaia, de Brasília)

Por Daniel Rittner e Cristiane Bonfanti | De Brasília

Fonte : Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *