Calor e chuvas fazem Índice Ceagesp subir

O Índice Ceagesp, que é baseado em uma cesta de 150 itens e serve de referência para o comportamento dos preços de produtos agrícolas no atacado paulista, registrou alta de 5,33% no mês passado na comparação com setembro. No período de 12 meses encerrado em outubro, a alta chega a 5,49%

Conforme levantamento divulgado ontem, o resultado foi determinado por valorizações nos segmentos de verduras (9,56%), frutas (7,91%), legumes (1,35%) e pescados (0,38%). Apenas no grupo formado por produtos como cebola e batata houve retração (8,06%%).

"A qualidade e o volume ofertado das hortaliças sofreram interferência das altas temperaturas e, especialmente, do excesso de chuvas nas regiões produtoras da região Sudeste", afirma, em nota, a Ceagesp. "Em relação às frutas", continua a estatal federal, "além dos problemas climáticos, a sazonalidade e a variação do dólar ocasionaram retração no volume disponível. Com isso, ocorreu elevação dos preços praticados".

Sempre conforme a Ceagesp, a tendência é que, com o início do período de chuvas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, algumas hortaliças tenham sua oferta reduzida e os problemas de qualidade aumentem. "O setor de verduras, que estava com preços bastante defasados, tende a recuperar esses valores nas próximas semanas em razão da menor quantidade oferecida. As frutas, além dos problemas climáticos e sazonais, devem apresentar diminuição do volume ofertado. As importações, que representam cerca de 20% do setor, tendem a diminuir".

Por De São Paulo

Fonte : Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *