Cai parcela de produtor que pretende investir em tecnologia, diz Fiesp

Entre os produtores agrícolas, porcentual caiu de 68% para 52%.
14% deles demonstraram disposição para ampliar investimentos na área.

O levantamento trimestral do Índice de Confiança do Agronegócio, medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), mostrou nesta quinta-feira (29) queda na parcela de produtores agrícolas e agropecuário com intenção de investir em tecnologia.

Entre os produtores agrícolas, o porcentual caiu de 68% no primeiro trimestre de 2015 para 52% no último trimestre; considerando os produtores agropecuários, a queda foi de 73% no três primeiros meses do ano para 66% no terceiro trimestre.

Ainda segundo a sondagem, apenas 14% dos produtores agrícolas demonstraram disposição para ampliar investimentos na aquisição e modernização de máquinas e equipamentos, resultado estável em relação ao primeiro trimestre de 2015.

Destes, 41% dizem que vão direcionar os recursos para a compra de tratores, contra 47% verificado de janeiro a março. Já a parcela de agricultores que planejam investir em agricultura de precisão cresceu de 5% para 11% entre o 1º e 3º trimestre de 2015.

Também aumentou a proporção de produtores agrícolas que planejam aplicar mais recursos na qualificação de pessoal, de 21% para 26%. O principal foco dos entrevistados, segundo a sondagem, é aprimorar a formação e o treinamento da equipe de gerenciamento, seguido pela formação técnica dos operadores de máquinas e equipamentos.

Não houve alteração entre o primeiro e terceiro trimestre deste ano na proporção de produtores agrícolas com intenção de investir em infraestrutura (13%).

Do Estadão Conteúdo

Fonte : Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *