CAFÉ – Sindicato pede reforço policial para coibir assaltos durante safra de café
Em Linhares, época da colheita do café atrai assaltantes às propriedades rurais
Época da colheita do café atrai assaltantes às propriedades rurais (Foto: Rodrigo Lima/Nitro / Editora Globo)
A safra de café começa a ser colhida no Espírito Santo e os produtores devem atentar para a questão de segurança no campo, por causa do risco de assaltos a propriedades rurais. O alerta é do Sindicato Rural de Linhares, no norte do Estado, que já solicitou às autoridades do setor de segurança que reforcem o monitoramento no interior, para garantir a tranquilidade dos produtores durante a colheita.
saiba mais
- Rondônia inicia colheita de café robusta da safra 2016, informa Cepea
- Venda de café chega a 63% da safra 2015/2016, aponta consultoria
Entre outras recomendações, o sindicato orienta não realizar pagamentos com dinheiro em espécie e, quando o fizer, alternar dias e horários durante a semana, e evitar movimentar alto volume de dinheiro na propriedade. O sindicato sugere a contratação de trabalhadores somente com posse dos documentos e verificação da situação deantecedentes criminais do cidadão.
Os dados do contratado podem ser lançados no sistema que, em parceria com as Polícias Militar e Civil, verifica se existe algum problema com a Justiça. O presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, informa em comunicado que no período de colheita muitos trabalhadores rurais de outras regiões chegam para o trabalho temporário de colheita. "Precisamos de patrulha no interior e também de cuidados por parte do produtor", destaca.
O Espírito Santo deve colher entre 10,8 milhões e 11,5 milhões de sacas de 60 kg. O resultado corresponde a um aumento de 1,2% a 7,5% em comparação com o ano passado (10,7 milhões de sacas), conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
POR ESTADÃO CONTEÚDO
Fonte : Globo Rural