CAFÉ – RECURSO – CMN deve votar nesta quinta orçamento de R$ 4,6 bi para Funcafé

Recursos poderão ser liberados pelos agentes financeiros a partir de maio

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Conab realizará pesquisa sobre estoques privados de café 2016
O Conselho Monetário Nacional (CMN) irá decidir nesta quinta, dia 31, se autoriza um Orçamento de R$ 4,6 bilhões para o Fundo de Defesa Cafeeira (Funcafé). Apesar de a reunião estar prevista para ter início apenas às 15 horas desta quinta, o Ministério da Agricultura informou que conta com a aprovação dos recursos nesta reunião para que a liberação dos valores possa ocorrer mais cedo que no ano passado.
 
Caso o CMN confirme o Orçamento, os recursos poderão ser liberados pelos agentes financeiros a partir de maio. Em 2015, o dinheiro saiu apenas em agosto. "A antecipação da verba atende a uma reivindicação antiga do setor produtivo", informou a Pasta por meio de nota. A aprovação do voto já estaria acertada com o Ministério da Fazenda. Esses valores serão usados para financiar a aquisição de café, custeio, estocagem, recuperação de cafezais e o capital de giro das indústrias. 
 
A avaliação é de que a antecipação do crédito beneficia o cafeicultor que quer guardar o café para vendê-lo no momento mais oportuno em relação ao preço. Dados de exportação do produto mostram que o preço cotado em dólar não tem colaborado para a renda do produtor e as vendas externas recuaram, em receita, 26,87% no acumulado de janeiro e fevereiro na comparação com igual bimestre do ano passado. O volume também recuou no período, registrou queda de 1,61%.

Alexsandro Teixeira/Embrapa

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *