Brasil será grande produtor até 2035

No dia em que a diretoria da estatal criada para gerenciar os recursos do pré-sal tomou posse, admitindo a antecipação da produção na área de Libra, relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) projetou que Estados Unidos e Brasil estarão entre os maiores produtores de petróleo em 2035. Ao longo dos próximos 22 anos, o Brasil triplicará a capacidade de produção de 2 milhões de barris por dia para 6 milhões, mais de 80% com origem em águas profundas.
Segundo a projeção do World Energy Outlook, grande relatório anual da AIE, em vez de cair, como projetam alguns especialistas, em 22 anos o consumo da matéria-prima mineral aumentará em 14 milhões de barris ao dia, chegando a um total de 101 milhões de barris diários no planeta. O impulso no consumo virá de países emergentes como China e Índia, em particular nos setores petroquímico e de transportes.
Em compensação, a produção dos campos em atividade hoje cairá em mais de 40 milhões de barris diários até 2035. Apesar disso, a AIE assegura que não haverá crise energética: as reservas de petróleo foram reforçadas com o pré-sal no Brasil e o que chama de “fonte não convencional” nos EUA, o gás de xisto. Mas o preço vai subir no mundo, dos atuais US$ 100 para US$ 128 até 2035.
O relatório ainda aponta que esses novos recursos farão dos EUA o maior produtor mundial de hidrocarbonetos (petróleo e gás somados), e levarão o país à independência energética em duas décadas.
Entre as transformações previstas, está a redução do peso da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que atualmente fornece 35% da produção mundial. “A China se converterá no maior consumidor de petróleo, à frente dos EUA, até 2030, e o consumo no Oriente Médio superará o da União Europeia”, acrescenta o relatório da agência de energia.
Ontem, a Petrobras informou o início da produção da plataforma P-63, montada em Rio Grande, no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos.

Fonte : Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *