Brasil ‘perde’ liderança na produção de soja

Nos últimos metros da corrida, o Brasil perdeu para os EUA a disputa pelo posto de maior produtor mundial de soja da safra 2012/13. Ontem, o Departamento de Agricultura (USDA) reduziu de 83,5 milhões para 82 milhões de toneladas sua estimativa para a colheita brasileira no ciclo. São 60 mil toneladas a menos do que os americanos colheram, segundo o órgão.

Os EUA são, historicamente, os maiores produtores mundiais de soja. A vantagem em relação ao Brasil, que já vinha diminuindo nos anos anteriores, evaporou em 2012/13 devido à seca que castigou as lavouras americanas. Até maio, a previsão era de que o Brasil colhesse pelo menos 1,5 milhão de toneladas a mais que os concorrentes no período.

Contudo, os números foram revistos após os problemas com a colheita no Cerrado nordestino e em Mato Grosso. No começo do mês, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou a produção em 81,28 milhões de toneladas – volume ainda menor que o previsto pelo USDA. Apesar disso, o Brasil se mantém como o maior exportador mundial. Em 2012/13, serão embarcadas 37,9 milhões de toneladas, ante 36,2 milhões pelos EUA.

Para 2013/14, os EUA tendem a ampliar a vantagem em termos de produção. A previsão do USDA é que os americanos colham 92,26 milhões de toneladas, ante 85 milhões do Brasil. (GFJ)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3159654/brasil-perde-lideranca-na-producao-de-soja#ixzz2W6BimC00

Fonte: Valor | Por De São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *