Brasil deve ampliar área de plantio

O Brasil tem a capacidade de ampliar a sua área de plantio de grãos em 70 milhões de hectares. Isso faria com que continuasse um dos maiores produtores de alimentos. "A área potencial de produção é muito maior do que a utilizada hoje. Isso poderia ser melhorado se reduzido o espaço para a criação de animais", afirmou o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara, Sarney Filho (PV), que abriu ontem o debate Rio+20 – Sustentabilidade Ambiental e Segurança Alimentar, no MP.

Atualmente, no Brasil, para cada hectare, a média de criação é de 1,1 cabeça de boi. "Na Europa são até sete ou oito animais no mesmo espaço. Claro que são necessários investimentos em tecnologia", explicou. No Brasil, cerca de 170 milhões de hectares são usados para a pecuária. Se fosse uma cabeça de boi para 1/2 hectare, sobrariam 70 milhões. A redução não é dividida diretamente porque há outras áreas a serem levadas em conta.
Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Giovani Cherini (PDT), encontros como esse permitem uma articulação ampla em relação ao tema sustentabilidade.

Fonte : Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *