Brasil aumenta previsão recorde de colheita da safra 2012/2013

IBGE e Conab atualizaram suas estimativas para a produção agrícola

Brasil aumenta previsão recorde de colheita da safra 2012/2013 Tadeu Vilani/Agencia RBS

Neste ano, a produção brasileira de soja deve aumentar 23,7%, segundo o IBGE Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

O Brasil aumentou nesta quinta-feira sua previsão para a colheita da safra de grãos e oleaginosas do período 2012/2013, que alcançaria um nível recorde de 187,9 milhões de toneladas, com produção histórica para soja e milho, informou o oficial Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A colheita deste ano deve superar 16,1% a do ano anterior, segundo o IBGE em suas estimativas mensais.

Leia também:

Conab confirma expansão na produção de trigo no Estado

A previsão do instituto se aproxima da divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), também nesta quinta. Segundo os dados da Conab, a produção agrícola brasileira deverá atingir 186,15 milhões de toneladas, aumento foi de 12,1% em relação a safra anterior.

O aumento da produção se deve, principalmente, às culturas de soja e milho. De acordo com o levantamento do IBGE, produção brasileira de soja deve aumentar 23,7% este ano, alcançando 81,3 milhões de toneladas, depois da contração que sofreu em 2012 por problemas climáticos. Já a de milho deve crescer 12,2% em relação ao ano anterior, a 80 milhões de toneladas, outra cifra recorde.

Para alcançar a colheita recorde, a área plantada do país cresce este ano 8,2%, alcançando 52,8 milhões de hectares, segundo o instituto oficial. Em 2012, a colheita de grãos (que principalmente concentram soja, milha e arroz) alcançou 162 milhões de toneladas, cifra histórica para o país.

ZERO HORA COM AGÊNCIAS

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *