Brasil aumenta participação em feira agrícola alemã

Fonte: Ruralbr

Área ocupada por empresas brasileiras dobra de tamanho a cada edição

Cristiano Dalcin | Hannover (Alemanha)

Cristiano Dalcin

Foto: Cristiano Dalcin / Canal Rural

Feira Agritechnica ocorre em Hannover, na Alemanha

A primeira Feira Agritechnica foi realizada em 1985, em Hannover, no norte da Alemanha. Mas só nas três última feiras, quando a exposição já acontecia de dois em dois anos, o Brasil começou a marcar presença entre as grandes marcas mundiais do setor de máquinas agrícolas.

Em 2009, foram 190 metros quadrados. No evento deste ano, pelo menos 500 metros quadrados são dedicados a produtos de empresas brasileiras. Entre elas, estão marcas como a Jan Implementos Agrícolas, de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, que também participou da feira anterior. O diretor da empresa, Jerri Rietjens, diz que conquistar o mercado europeu é um desafio.

– Há um protecionismo pela comunidade européia até pela exigência de alguns itens de segurança que não são normais para o nosso uso no Brasil. Aqui eles utilizam as máquinas nas rodovias também, ao contrário do Brasil – conta ele.

A Jan conquistou clientes importantes em países como a Alemanha, Portugal e Holanda.

Ao todo, nove empresas brasileiras estão com produtos expostos na Alemanha. Seis delas foram trazidas pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas (Abimaq). Segundo o Consultor de Comércio Exterior da Abimaq, Marco Antonio Carlotti, é importante mostrar os produtos nacionais que ainda são pouco conhecidos fora do país.

– Queremos que eles saibam que o Brasil tem samba, futebol, mas também tem boas máquinas agrícolas – explica.

O gerente do departamento de feiras da Associação Alemã de Agricultura, Jochen Köckler, comemorou o aumento da participação do Brasil.

– Aqui se encontra o melhor do setor mundial em tecnologias agrícolas. Estamos fazendo um esforço para trazer mais nações para a feira e especialmente brasileiros – disse ele.

CANAL RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *